Acesso à informação
Breve histórico do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia PDF Imprimir

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Concórdia (IFC – Concórdia) iniciou as atividades pedagógicas em março de 1965, como Ginásio Agrícola, tendo seu funcionamento autorizado pelo Decreto nº 60.731, de 19 de maio de 1967. Formou a primeira turma em 1968. Elevou-se de Ginásio Agrícola para Colégio Agrícola em 12 de maio de 1972, através do Decreto nº 70.513. Posteriormente, pelo Decreto nº 83.935, de 4 de outubro de 1979, passou a denominar-se Escola Agrotécnica Federal de Concórdia. Foi transformada em Autarquia Federal pela Lei nº 8.731 de 16 de novembro de 1993, vinculada ao Ministério da Educação, nos termos do artigo 2º do anexo I, Decreto nº 2.147 de 14 de fevereiro de 1997, adquirindo autonomia didática, disciplinar, administrativa, patrimonial e financeira. Por fim, através da Lei 11.892/2008, a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia passou a integrar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, denominando-se Câmpus Concórdia.

O IFC-Concórdia é uma instituição de ensino que oferece educação de nível básico, técnico e superior em diferentes modalidades e áreas do conhecimento. O câmpus ministra os cursos: técnico em alimentos e técnico em agropecuária, ambos integrados ao ensino médio; curso técnico em agropecuária subsequente ao ensino médio no polo de Abelardo Luz – SC; cursos superiores de: física – licenciatura, matemática – licenciatura, engenharia de alimentos – bacharelado e medicina veterinária – bacharelado. Oferece também formação inicial e continuada, pós-graduação, educação de jovens e adultos, além de programas sociais do governo federal.

A área total do IFC – Concórdia é de 253 hectares, com aproximadamente 35 mil metros quadrados de área construída. Sua estrutura física é composta por laboratórios de informática, biologia, solos, química, física, matemática, fenômenos de transporte, embalagens, análises sensoriais, bromatologia, microbiologia, biotecnologia; mini-usina de beneficiamento em panificação, laticínios, produtos cárneos e vegetais, histologia, fisiologia, nutrição animal, bioquímica, análises clínicas, parasitologia, microbiologia, patologia, entre outros. Há também ginásio de esportes, campo de futebol, pista de atletismo, refeitório, biblioteca, alojamentos para estudantes – quatro masculinos e um feminino, centro cultural, centro administrativo, centro pedagógico, centro de educação tecnológica, auditório, parque tecnológico – Tecnoeste, equoterapia e unidades educativas de produção agrícola e zootécnica. O quadro de servidores do câmpus é composto por docentes e técnicos administrativos efetivos, docentes contratados, terceirizados e estagiários, somando em torno de 200 pessoas.

A instituição está localizada em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, entre o bairro Fragosos e o distrito de Santo Antônio, no quilômetro 08 da rodovia SC 283. Os cursos tem ampla infraestrutura instalada, professores e técnicos altamente qualificados. O IFC mantém sua tradição e história cultivada ao longo de quase cinco décadas, apresentando avanços desde sua passagem de escola para câmpus, oferecendo ensino público, gratuito e de qualidade a toda população.

(Atualizado em abril de 2014)

Acesso a Informação

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Concórdia
Rodovia SC 283 - Km 08 - Vila Fragosos - Concórdia - Santa Catarina - 89700-000